top of page
Buscar
  • Foto do escritorAndrea Aguiar

Os Primeiros 1000 Dias do Bebê: Conheça mais sobre esse Período tão Importante da Vida!

Os Primeiros 1000 dias do Bebê correspondem ao período que vai do 1º dia da gestação até o 2º ano de vida do bebê (270 dias da gestação + 365 dias do 1º ano + 365 dias do 2º ano). Este é o chamado "intervalo de ouro" porque impacta fortemente toda a vida do indivíduo, da infância até a velhice, a partir de decisões e atitudes tomadas nessa fase.

Nesse período curto, no qual acontece a formação de 80% do cérebro e onde o crescimento físico é acelerado, são necessários cuidados efetivos em relação à estímulos, proteção e nutrição para que aconteça o pleno e saudável desenvolvimento.

Hábitos prejudiciais como consumo de álcool, drogas, tabagismo e exposição à poluição e estresse devem ser suspensos.

Após o nascimento, de preferência, o bebê deve ser amamentado exclusivamente até os 6 meses de idade. Isso porque sabe-se que o leite materno é capaz de proteger o bebê contra diversas doenças crônicas, melhora o sistema imunológico, influencia o desenvolvimento cognitivo e sua composição é perfeita para a nutrição do bebê. A introdução alimentar deve ser cuidadosa, evitando alimentos ultraprocessados e doces até, pelo menos os 2 anos de vida.

Para o melhor desenvolvimento sensorial, motor e emocional do bebê é importante oferecer estímulos adequados em um ambiente seguro. Permitir a movimentação livre, com brinquedos e brincadeiras adequados para cada idade fazem parte das ações que vão ajudar o bebê a atingir as fases do desenvolvimento no tempo adequado.

Um fisioterapeuta, com experiência em desenvolvimento infantil pode ajudar nesse processo de orientação aos pais e cuidadores, com informações sobre as melhores formas de estimular os pequenos em cada fase. Diante de qualquer dúvida, não deixe de procurar um profissional especializado em desenvolvimento infantil para receber orientações adequadas e personalizadas, que vão facilitar muito essa fase tão importante da vida dos bebês e de suas famílias!

1 visualização0 comentário

댓글


bottom of page